Ludmila Ulitskaya no Utopia

Está confirmada a presença de Ludmila Ulitskaya em novembro, no Utopia Braga. A escritora russa exilada em Berlim é há vários anos apontada como forte candidata ao Prémio Nobel da Literatura.

Ludmila Ulitskaya nasceu em 1943 nos Urais, tendo crescido e estudado em Moscovo. Bióloga de formação, trabalhou no Instituto de Genética de Moscovo antes de empreender a sua carreira literária. Pouco antes da Perestroika, tornou-se directora do repertório do Teatro Kármeni de Moscovo e guionista. Atualmente encontra-se exilada na Alemanha. Pertencendo ao painel dos grandes nomes da literatura contemporânea internacional, é frequentemente apontada como forte candidata ao Prémio Nobel da Literatura.

A escritora tem a sua obra traduzida em mais de quarenta línguas, incluindo romance, conto, literatura infantil e teatro. Sonechka foi o primeiro romance de Ulitskaya e data de 1995, tendo recebido o Prémio Médicis Étranger para melhor novela estrangeira, bem como o Prémio Literário Giuseppe Acerbi.

Com obras como Medeia e os Seus Filhos, O Caso Kukótski ou A Escada de Jacob, a autora recebeu vários prémios, entre eles o Austrian State Prize for European Literature, o Prémio Formentor ou a atribuição do título de Officier de la Légion d’Honneur.

 

Partilhar: