Alberto Santos

Alberto Santos é advogado, autor e ficcionista português, com obras editadas em Portugal e no estrangeiro.

Formou-se em Direito na Universidade Católica Portuguesa, em 1990, e, desde então dividiu a vida entre a prática forense, como advogado, atividade que exerce na atualidade, a publicação de livros (romances, romances históricos e contos), e também a missão pública autárquica e o setor empresarial. 

Foi Presidente da Câmara Municipal de Penafiel durante 3 mandatos, entre 2002 e 2013, município onde é atualmente Presidente da Assembleia Municipal. 

Foi Presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e da sua Assembleia Intermunicipal. 

Presidiu à Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro, à Associação de Municípios do Vale do Sousa e à respetiva Comunidade Urbana. 

Foi membro do Conselho Económico e Social. 

Foi administrador executivo da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA, e administrador não executivo da SIMDOURO – Saneamento do Grande Porto, SA. 

Presidiu à Comissão Científica da Rota do Românico e foi mentor do Festival Literário Escritaria, que esta ano celebra a sua 17.ª edição, do qual é atualmente o seu curador. 

É autor da Porto Editora, onde publicou vários romances e contos, a saber: “A Escrava de Córdova” (2008), “A Profecia de Istambul” (2011), “O Segredo de Compostela” (2013)”, “Para lá de Bagdad” (2016), “A Arte de Caçar Destinos” (2017) e, Amantes de Buenos Aires (2019), “A Senhora das Índias” (2024). Participou, ainda, na coletânea de contos de autores lusófonos “Roça Língua” (2014). Para além de Portugal, as suas obras estão editadas em Espanha, Polónia e Argentina e, em breve, na Sérvia. 

Sessões em que participará:

Apresentação do livro «A senhora das índias», de Alberto Santos

Dia 18
|
18:30
Associação Empresarial de Braga

Com: o autor, Alberto Santos.

Moderação: António Ferreira.