Isabel Cristina Mateus

Isabel Cristina Mateus é licenciada pela Universidade de Coimbra e doutorada em Ciências da Literatura (Literatura Portuguesa) pela Universidade do Minho. Professora Associada e investigadora integrada do CEHUM é, atualmente, Diretora do Departamento de Estudos Portugueses da UM.

É autora do ensaio Kodakização e despolarização do real: para uma poética do grotesco em Fialho de Almeida (Caminho, 2007), distinguido com o Prémio de Ensaio Óscar Lopes (2007) e Prémio de Ensaio Pen Clube 2008 (ex-aequo), além de vários ensaios sobre literatura portuguesa moderna e contemporânea, em volumes coletivos e em revistas especializadas.

Coordena atualmente, com Cândido Oliveira Martins, a edição das Obras Completas de Maria Ondina Braga (VII Volumes) e responsável, com Claire Williams (Univ. Oxford) pela edição do volume II, Biografias no Feminino (Mulheres Escritoras, Retratos com Sombras), Imprensa Nacional, 2023.

É membro da Direção da Associação Portuguesa de Escritores e tem integrado vários júris de prémios literários, entre eles o Prémio Camões (2023-2024).

No domínio literário, é autora do livro Janela Indiscreta: crónicas da emergência (Labirinto, 2020)