Patrícia Müller

Patrícia Müller nasceu em Lisboa, em 1978. Estudou Comunicação Social, na Universidade Nova de Lisboa, e começou a vida profissional como jornalista da revista Elle. Colaborou com outros periódicos e estreou-se na televisão em 2000. Inaugurou a sua carreira de argumentista em 2002 e, desde então, tem escrito filmes, séries, telefilmes e novelas. Em 2014, lançou Madre Paula, romance histórico baseado na relação entre D. João V e uma freira de Odivelas. Uma Senhora Nunca é a sua primeira proposta totalmente ficcionada – aliás, parcialmente ficcionada, porque é uma história inspirada na bisavó da autora.

Como argumentista, é ainda autora de sucessos televisivos como A Generala, A Rainha e a Bastarda (adaptado do livro homónimo da sua autoria), A Filha, entre muitos outros.

Sessões em que participará:

UTOPIA NEGRA | Curso «Como escrever uma série policial?», com Patrícia Müller

Dia 24
|
10:00
Espaço Vita (Sala P. António)

O ciclo Utopia Negra estreia-se este ano no Utopia com programação dedicada à literatura policial e thrillers.

Este workshop será realizado por Patrícia Müller, guionista de renome em Portugal, que conta com participação em diversos projetos televisivos dentro do género como Rosa Fogo (2011), Inspetor Max (2005) e Morangos com Açúcar (2003).
Serão abordadas noções de ideia, sinopse, estrutura e diálogos do género literário policial. O objetivo central será transformar uma ideia numa estrutura para um projeto filme ou um episódio piloto.

O curso terá uma primeira vertente teórica que se segue de exercícios práticos para desenvolver o que foi apreendido e para libertar a criatividade do participante.

Espera-se que no final, cada um dos participantes tenha as noções básicas de como escrever um guião.

Este curso tem a duração de 2 horas.