Raquel Marinho
Raquel Marinho nasceu em Luanda, Angola, em 1974.
Depois de estagiar na TSF e de passar 2 anos pela TVI, entrou para a SIC em 1996, onde trabalhou como repórter por 23 anos.
Recebeu vários prémios de jornalismo, entre os quais o Prémio Direitos Humanos, atribuído pela Unesco, em 2007, e o Prémio de Jornalismo da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em 2016.
Desde 2010 que se dedica também à divulgação de poesia através de tertúlias em Lisboa (Poesia em Vinyl, Avenida de Poemas) e de rubricas de divulgação literária, de onde se destaca a rubrica “O Poema Ensina a Cair” para o semanário Expresso, entre 2014 e 2015, para a qual entrevistou mais de 40 poetas portugueses contemporâneos.
Em 2020 iniciou o podcast “O Poema Ensina a Cair” para onde entrevista figuras públicas e autores sobre os 10 poemas das suas vidas, que se mantém até aos dias de hoje, e que recebeu o Prémio de melhor podcast português na categoria de Arte e Cultura no PODES, Festival de Podcasts Portugueses, em 2021
Em 2021 iniciou o programa “Ambos na Mesma Página”, na rádio Antena 2, para onde lê poesia semanalmente.
É autora do projecto “O Poema Ensina a Cair” que, além do referido podcast, está presente nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter, onde partilha poesia regularmente e que conta com cerca de 400 mil seguidores.
Em 2022 foi convidada pela Casa Fernando Pessoa para realizar uma série de vídeos com poetas portugueses de visita à Casa chamada “Museu Infinito”. Esse projecto manteve-se em 2023. Nos vídeos assume a autoria das entrevistas, imagem e edição de imagem.
Em 2022 deu voz ao audiolivro “O Vendedor de Passados” de José Eduardo Agualusa. Em 2023 foi uma das vozes audiolivro da Bíblia traduzida pelo Professor Frederico Lourenço, e editada pela Quetzal, para onde leu um dos evangelhos.
Atualmente assume funções de Direcção de Comunicação na Casa da América Latina.
É regularmente convidada para entrevistas a autores em eventos literários e para dizer poesia publicamente.