Rita Redshoes

Rita Redshoes

Lado Bom, editado em Outubro do ano passado, é o quinto álbum de originais da sua discografia e o primeiro integralmente escrito em português. O álbum recebeu recentemente o prémio José da Ponte 2022, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores, consolidando, assim, a sua obra com um dos mais importantes galardões nacionais. Rita Redshoes é uma artista singular que transporta para o palco toda uma energia própria da sua experiência artística e de vida, caracterizada pela sua serenidade, elegância e mistério próprio. 

Lado Bom é assumidamente o seu registo mais intimista de sempre, sendo definido pela Artista como «um sobrevivente, o disco mais pessoal da minha carreira, no qual relato, na primeira pessoa, uma das maiores transformações da 

vida.» 

Com cinco discos editados, Golden Era (2008), Lights & Darks (2010), Life is a Second of Love (2014), Her (2016) e Lado Bom (2021), Rita Redshoes estreou-se a solo em 2008 nos Atomic Bees e, enquanto autora e intérprete, tem somado colaborações com David Fonseca, The Legendary Tigerman, Noiserv, GNR ou Fernando Tordo. Tem ainda colaborado em inúmeras bandas sonoras premiadas para teatro e cinema, tendo, inclusivamente, discos editados nesta área. 

No campo da literatura tem quatro livros editados, o primeiro Sonhos de Uma Rapariga Quase Normal (2015, Guerra & Paz) como autora e ilustradora, o livro infantil O Gato Surucucu e o Corvo Negro (2016, Science4you), Peter Pan (2017, Empresa) como anotadora, Rita e a Floresta dos Legumes e Rita e a Aventura Feliz (2017, 2022, livros educativos em parceria com a empresa Betweien). Pós-graduação em literatura de ficção.

Dia 05.11. | 17h | Conversa «A música das palavras e a escrita das canções»