Nasceu em Coimbra, em 1969, e, sendo professora associada da Escola de Direito da Universidade do Minho, desempenha, desde 2021 até ao presente, funções enquanto vice-reitora para a Cultura e Território da mesma instituição.
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi já na Universidade do Minho que concluiu as suas provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, em 2000, e de Doutoramento, em 2009.
Ingressou na Universidade do Minho como assistente estagiária, em 1996, desempenhando funções docentes na secção de Ciências Jurídicas Gerais do então Departamento Autónomo de Direito. Em 2017 ascendeu à categoria de Professora Associada da Escola de Direito, afecta ao respectivo Departamento de Ciências Jurídicas Gerais.
Desenvolve as suas actividades de ensino nas áreas da Metodologia, História e Filosofia do Direito, leccionando nos cursos de licenciatura em Direito e em Criminologia, de mestrado em Direito Judiciário e no curso de doutoramento em Ciências Jurídicas. O seu trabalho de investigação tem-se desenvolvido maioritariamente nessas mesmas áreas, com particular incidência nos domínios da linguagem e hermenêutica jurídicas e no campo das relações entre Direito e Literatura. Como publicações mais relevantes, destacam-se A prática judiciária entre Direito e Literatura, Para uma teoria hermenêutica da justiça: repercussões jusliterárias no eixo problemático das fontes e da interpretação jurídicas, História do Direito (em co-autoria), “Direito, Literatura e Género: o «feminismo por irritação» de Saramago em «Um quarto só para si» de Virginia Woolf”, ou “Direito, método e ideologia: lições da História do Direito nacional-socialista”.
Entre 2010 e 2016 desempenhou as funções de Directora do Departamento de Ciências Jurídicas Gerais, tendo sido novamente eleita para o cargo em 2021. Deixou a direcção desse órgão, bem como a sua condição de membro do Conselho Científico e do Conselho de Escola da Escola de Direito por ocasião da sua tomada de posse enquanto vice-reitora da Universidade do Minho. Foi igualmente directora da Revista de Direito Comparado Scientia Ivridica entre 2017 e 2023. Membro integrado do Centro de Investigação para a Justiça e a Governação, da Escola de Direito da Universidade do Minho, é também membro da norte-americana Association for the Study of Law, Culture and the Humanities e da Rede Brasileira de Direito e Literatura.
No âmbito das relações com a comunidade, integrou em 2020 o grupo de trabalho do Centro de Investigação JusGov que, em parceria com o Centro Nacional de Cibersegurança, elaborou e publicou o Relatório Ética & Direito.