Tal como a ilha imaginada por More, toda a literatura é uma utopia que defende e projecta uma certa ideia de bem comum. Simultaneamente, é através de parábolas e imagens inventadas que os autores são capazes de expor os medos, os sonhos e os anseios dos homens.
O Festival Literário Utopia tem assim no centro a melhor das invenções, presente em todas as artes, ramos científicos e do saber. O livro, um objecto simples cujas características técnicas pouco se alteraram nas últimas centenas de anos, é um instrumento de compreensão do mundo e é, ainda hoje — numa época de aceleração — o maior transmissor de capital cultural perene.
A programação será composta por conversas, espetáculos, workshops, sessões com escolas, oficinas, entrevistas, exposições, passeios literários e várias outras propostas ao longo dos 10 dias. O Espaço Vita concentrará grande parte da programação, mas outros espaços como o Theatro Circo darão também palco a momentos do Utopia.
Toda a literatura é uma Utopia e o Utopia abarca e transborda todos os tipos de literatura, o livro nos seus vários formatos e suportes, o livro enquanto peça central das outras artes e manifestações culturais.
Ao longo de 10 dias, Braga — uma das cidades mais dinâmicas do país — é centro, reservatório e motor propulsor do que melhor o livro tem para dar. Albergando todas as culturas e manifestações, respeitando e estimulando a diversidade, será a porta de entrada para o encontro de todos aqueles que se encontram e manifestam no livro. É um evento de grande potencial mediático, com mais de 100 convidados que, convocando as forças vivas da cidade — universidades, bibliotecas, livrarias, agentes culturais — contará com autores de primeira linha e será replicável internacionalmente.
Promotor: The Book Company e Penguin Random House Grupo Editorial.
Principal Parceiro: Câmara Municipal de Braga.
Media partner: Antena 2, Diário do Minho, RUM e Jornal das Letras.
Apoio: Câmara Municipal de Braga.
Patrocinadores e parceiros: dstgroup, Assembleia da República, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Biblioteca Municipal de Matosinhos, LeV – Literatura em Viagem, Câmara Municipal de Lisboa, BLX – Bibliotecas de Lisboa, 5L – Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa, Universidade do Minho, Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Rede de Biblioteca de Braga, Goethe Institut, SP Leituras, The Navigator Company, F3M, Pingo Doce, McDonald’s Braga, Edigma, Confiauto, AEB – Associação Empresarial de Braga, Porta Nova Collection House, Espaço Vita, Escola de Dança Ent’artes, Fnac, Quinta da Avelada, Quinta de Amares, Quiz Braga, Conservatório Bomfim, European Union Prize for Literature.