Sobre o Festival

Tal como a ilha imaginada por More, toda a literatura é uma utopia que defende e projecta uma certa ideia de bem comum. Simultaneamente, é através de parábolas e imagens inventadas que os autores são capazes de expor os medos, os sonhos e os anseios dos homens. 

O Festival Literário Utopia tem assim no centro a melhor das invenções, presente em todas as artes, ramos científicos e do saber. O livro, um objecto simples cujas características técnicas pouco se alteraram nas últimas centenas de anos, é um instrumento de compreensão do mundo e é, ainda hoje — numa época de aceleração — o maior transmissor de capital cultural perene.

A programação será composta por conversas, espetáculos, workshops, sessões com escolas, oficinas, entrevistas, exposições, passeios literários e várias outras propostas ao longo dos 10 dias. O Espaço Vita concentrará grande parte da programação, mas outros espaços como o Theatro Circo darão também palco a momentos do Utopia.

Toda a literatura é uma Utopia e o Utopia abarca e transborda todos os tipos de literatura, o livro nos seus vários formatos e suportes, o livro enquanto peça central das outras artes e manifestações culturais.

Ao longo de 10 dias, Braga — uma das cidades mais dinâmicas do país — é centro, reservatório e motor propulsor do que melhor o livro tem para dar. Albergando todas as culturas e manifestações, respeitando e estimulando a diversidade, será a porta de entrada para o encontro de todos aqueles que se encontram e manifestam no livro. É um evento de grande potencial mediático com mais de 100 convidados que, convocando as forças vivas da cidade — universidades, bibliotecas, livrarias, agentes culturais — contará com autores de primeira linha e será replicável internacionalmente.

Promotor: The Book Company e Penguin Random House Grupo Editorial. 
Principal Parceiro: Câmara Municipal de Braga.
Media partner: Antena 2, Diário do Minho, RUM e Jornal das Letras. 

Apoio: Câmara Municipal de Braga.
Patrocinadores e parceiros: dstgroup, Assembleia da República, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Biblioteca Municipal de Matosinhos, LeV – Literatura em Viagem, Câmara Municipal de Lisboa, BLX – Bibliotecas de Lisboa, 5L – Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa, Universidade do Minho, Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Rede de Biblioteca de Braga, Goethe Institut, SP Leituras, Navigator, F3M, Pingo Doce, McDonald’s Braga, Edigma, Confiauto, AEB – Associação Empresarial de Braga, Porta Nova Collection House, Espaço Vita, Escola de Dança Ent’artes, Fnac, Quinta da Avelada, Quinta de Amares, Quiz Braga,  Conservatório Bomfim, European Union Prize for Literature.