Começa a contagem decrescente para a primeira Edição do Utopia Colômbia. Braga e Guimarães são cidades convidadas

Está prestes a começar a primeira internacionalização do Festival Utopia, que decorrerá entre os dias 24 e 27 de julho, nas cidades de Bogotá e Medellín, na Colômbia. Esta edição latino-americana cruza literatura, arte, ecologia e cidadania e, para além do já conhecido ciclo Utopia Europa, estreia também um novo ciclo dedicado à sustentabilidade e ao ambiente: o Utopia Verde.

Esta internacionalização conta com a presença oficial das cidades de Braga e Guimarães, numa comitiva que se apresenta como uma verdadeira embaixada cultural portuguesa. O objetivo é claro, estreitar laços entre instituições, ativar novas redes de cooperação e reforçar o papel da cultura como ponte entre ambos os países.

Com curadoria do ensaísta Jerónimo Pizarro, o Utopia Colômbia propõe uma programação de excelência que junta escritores, artistas, cineastas e académicos. Do lado português, já estão confirmados nomes como Valter Hugo Mãe, Afonso Cruz, Joana Bértholo, Mafalda Milhões, Nuno Marçal, Fernando Pinto do Amaral e Paulo Seabra. Do lado colombiano, participam autores de destaque como Pilar Quintana, Héctor Abad Faciolince, Lorena Salazar Masso, Lina María Parra e Juan Diego Mejía.

A programação decorre em espaços de referência como a Biblioteca Luis Ángel Arango (Bogotá), a Livraria Lerner, a Biblioteca Pública Piloto, Centro Cultural do Banco de la República e os Claustros de San Ignacio (Medellín), em articulação com uma vasta rede de parceiros estratégicos.

Entre os apoios institucionais e parceiros confirmados, destacam-se a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, a Jerónimo Martins, bem como organizações colombianas como a Comfama, o Banco de la República, a Fundalectura, a Penguin Random House Grupo Editorial, a Universidade dos Andes, a Cátedra de Estudios Portugueses Fernando Pessoa e a Superintendencia del Subsidio Familiar, entre muitas outras.

Mais do que um festival, o Utopia Colômbia representa um passo decisivo na criação de uma marca global de eventos literários, assente na partilha de ideias, na cultura como ferramenta de diálogo e nos livros como ponte entre continentes.

Toda a Literatura é uma Utopia.

Consulte aqui a programação.

Partilhar: