Natural do Porto, licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da respectiva Universidade, mestre em Filosofia da Educação pela Universidade do Minho e professor aposentado do Ensino Secundário. Interessado pelo estudo da tradição portuguesa, na sua expressão poética, filosófica e religiosa, tem colaborado na edição de textos de Frei João de São Tomás, Feliciano de Sousa Nunes, Sampaio (Bruno), Guerra Junqueiro, Álvaro Ribeiro, António Quadros, Eudoro de Sousa, Delfim Santos, José Régio e Domingos Monteiro. Para além dos trabalhos dispersos, da participação em colóquios e congressos, bem como da edição dos Teoremas de Filosofia, publicou Filosofia Portuguesa para a Educação Nacional. Introdução à obra de Álvaro Ribeiro (1997), O essencial sobre Sampaio (Bruno) (2002), De Ourique ao Quinto Império. Para uma filosofia da cultura portuguesa (2002) e o Elucidário do Estudante Curioso (2022).
Conferência Debate sobre Lúcio Pinheiro dos Santos
Dia 15
|
10:00
Descritivo: Procura-se situar definitivamente a figura deste português, natural de Braga, no lugar a que tem direito, quer como homem de intervenção cívica, quer como criador de um sistema filosófico, hoje reconhecido, pela mão de Gaston Bachelard, assim como acrescentar à sua biografia toda uma actividade ignorada, em terras brasileiras.
Partiremos do pouco que se conhecia, como político e pensador, a saber, plasmado sobretudo nas obras de Gaston Bachelard, de Sant´Ana Dionísio, Joaquim Domingues, Rodrigo Sobral Cunha e Pedro Baptista, significativamente acrescentados pelos artigos que, de há alguns anos a esta parte, estão disponibilizados na net, da parte instituições governativas e privadas do Brasil.
