Amine Al Ghozzi
Amine Ben Aissa, mais conhecido pelo pseudônimo Amine Al Ghozzi, é um autor que escreve tanto em árabe padrão quanto em dialeto tunisiano. Formado pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Tunis, trabalhou como professor de história e geografia na Tunísia e foi professor contratado em França.
A sua primeira obra literária, “A Sombra do Diabo Atrás da Minha Foto” (tradução literal), foi publicada em 2013. Al Ghozzi também escreveu e dirigiu duas curta-metragens, produzidos pela Federação Tunisiana de Cineastas Amadores, “O Quadro Negro” em 2004 e “Vidas Cruzadas” em 2005. Ele também compôs vários poemas em árabe e dialetos tunisianos, incluindo a letra da famosa canção “Kelmti Horra” (“Minha Palavra é Livre”), citada como um dos hinos das revoluções do mundo árabe.
O seu romance “Zendali, a Noite de 14 de Janeiro de 2011” ganhou o Prêmio da União Europeia para a Literatura em 2021. Neste segundo romance, Al Ghozzi continua a fazer da ficção uma criação multifacetada e multidimensional, abordando temas políticos e sociais com poesia e humor.